O Cliente
A Genésio A. Mendes, uma das mais importantes distribuidoras de medicamentos do sul do Brasil, iniciou suas atividades em 1968, ano em que seu fundador, Sr. Genésio, compra o primeiro lote de medicamentos com a venda de seu primeiro veículo.
Hoje, a GAM conta com cerca de 450 profissionais entre representantes, coordenadores de vendas, televendedores e demais colaboradores diretos responsáveis pela venda e distribuição.
Com operações em Tubarão-SC e o mais novo CD em Santa Cruz do Sul-RS, os centros de distribuição da GAM permitem a separação, armazenagem, conferência e expedição dos itens de medicamentos, perfumaria e congêneres por ela distribuídos.
Assim, a GAM tem crescido, investindo em tecnologia de ponta, otimização de processos e valorização do capital humano.
Solução
Linha de separação de pedidos com Miniload
Em conjunto com a equipe de Logística da GAM, a BHT desenvolveu o conceito do novo Centro de Distribuição localizado estrategicamente em Santa Cruz do Sul – RS.
Esse novo CD ocupa uma área de aproximadamente 8.000 m2 com um pé direito de 12 m. Possui toda a infraestrutura administrativa necessária para a descentralização da operação.
O projeto contempla um Miniload para as operações de armazenagem e reabastecimento dos Flow Rack com produtos de perfumaria, linhas de separação de medicamentos convencionais e controlados por meio de Picking by Monitor, estações de conferência e Smart Sorter para expedição dos volumes, além de mais de 8.000 posições palete para armazenamento.
Resultados obtidos
Com a implementação do projeto, a GAM teve um crescimento de aproximadamente 90% de sua capacidade instalada, o que significa que as operações que, anteriormente, estavam com sobrecarga, hoje conseguem atender plenamente a demanda dos clientes.
Esse projeto em conjunto com o time de operações da GAM consegue separar em média 6.000 linhas de pedido por hora, expedir 1.200 caixas de pedidos fracionados por hora, movimentando mais de 10.000 Sku’s em toda sua operação.
Pouco depois de 3 meses do início das operações, o CD de Santa Cruz do Sul já batia recordes de separação com relação ao CD de Tubarão, mostrando a eficiência do projeto implementado.